Conectado com

NotíciasTECNOLOGIA

Cientistas usam inteligência artificial para traduzir linguagem dos animais

Tecnologia utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina para interpretar esquemas não verbais, visando aprofundar a conexão entre humanos e outras espécies

Publicado

em

Imagem criada por IA Bing/Giuliano De Luca/O Presente Pet

Pesquisadores da Earth Species Project (ESP), uma fundação sem fins lucrativos na Califórnia, estão desenvolvendo um sistema de inteligência artificial (IA) para decodificar a comunicação dos animais em uma linguagem compreensível para os humanos. A tecnologia utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina para interpretar esquemas não verbais, visando aprofundar a conexão entre humanos e outras espécies. As informações são do Canal Tech.

O cofundador da ESP, Aza Raskin, explica que o algoritmo desenvolvido representa palavras em um espaço geométrico multidimensional, mapeando-as com base na frequência e proximidade com que ocorrem. Por exemplo, a palavra “rei” é relacionada a “homem” da mesma forma que “mulher” se relaciona a “rainha”.

Os cientistas testaram a IA com assobios de golfinhos, chamados de macacos e vocalizações de morcegos, com resultados mais eficazes quando os dados vieram de indivíduos já conhecidos pelo sistema. Apesar do avanço, os pesquisadores reconhecem que ainda há desafios, como a necessidade de mais dados e uma compreensão limitada da realidade animal.

Fonte: Canal Tech, adaptado pela equipe O Presente Pet

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.