Conectado com

NotíciasAbandono

Dezembro Verde: Mês de conscientização contra o abandono de animais

Publicado

em

Banco de imagens

 

Dezembro, além de ser um mês de celebrações festivas, traz consigo uma importante iniciativa: o Dezembro Verde. Este período é dedicado à conscientização e combate ao abandono de animais, uma realidade que exige a atenção de toda a sociedade. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) destaca a relevância desta campanha e reforça o compromisso com o bem-estar animal.

O abandono e maus-tratos aos animais têm sérias consequências para a sociedade, afetando diversos aspectos. Além do sofrimento físico e psicológico para os animais vítimas de maus-tratos, incluindo ferimentos, doenças não tratadas e trauma emocional; esses casos podem gerar aumento do risco de propagação de doenças, especialmente quando animais abandonados e maltratados não recebem os cuidados médicos veterinários adequados e possível impacto ambiental decorrente de animais maltratados que podem causar desequilíbrios ecológicos.

A Resolução nº 1.236/2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, definiu e caracterizou crueldade, abuso e maus-tratos contra animais, além de orientar a conduta de médicos-veterinários e zootecnistas diante de animais em situação de maus-tratos. Destacamos o papel do médico-veterinário na prevenção do abandono de animais. Além de atuar no tratamento de casos de maus-tratos, esses profissionais desempenham um papel essencial ao orientar responsáveis sobre a importância da guarda responsável e os cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais.

Além disso, a Lei Sansão, Lei nº 14.064/2020, veio fortalecer a legislação de crimes ambientais, impondo penalidades mais rigorosas para aqueles que cometem atos de crueldade contra os animais.

É fundamental que a sociedade esteja atenta e denuncie casos de abandono e maus-tratos. As denúncias podem ser feitas em Delegacias de Polícia, Ministério Público e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ao longo deste Dezembro Verde, o CRMV-RJ convida a todos a reflaxão sobre a importância da guarda responsável e a promover ações que contribuam para um ambiente mais seguro e acolhedor aos animais.

 

Fonte: Assessoria Conselho Regional de Medicina Veterinária do Esta do Rio de Janeiro (CRMV-RJ)

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.