Conectado com

Empresas

Dia Mundial da Saúde Única (3/11): Entenda o conceito e o papel das empresas de saúde animal para a sociedade

Companhias como a MSD Saúde Animal trazem ao mercado produtos e soluções tecnológicas para promover ainda mais a integração entre animais, meio ambiente e pessoas

Publicado

em

Foto O Presente Rural e texto: Assessoria

Na próxima sexta-feira (3) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Única. A data traz a reflexão sobre a interconexão fundamental entre a saúde dos animais, a humana e o meio ambiente, ou seja, como o cuidado com um setor reflete nos outros. Neste contexto, as empresas do mercado, como a de saúde animal, possuem uma grande responsabilidade para que esses três segmentos caminhem juntos. A MSD Saúde Animal, por exemplo, desempenha um papel crucial na promoção da saúde única e na integração desses elementos essenciais para uma sociedade saudável e sustentável por meio de iniciativas, produtos e soluções tecnológicas.

“As empresas têm que estar comprometidas, sim, em oferecer soluções e produtos inovadores, mas precisamos pensar em toda a cadeia, desde a criação dos animais até o produto que chega na mesa do consumidor”, explica Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal. “E, claro, não podemos esquecer dos pets, que quando bem cuidados e saudáveis também protegem as pessoas que convivem com ele”, completa.

 

Saúde Única começa no campo

A Saúde Única começa no campo, na produção de animais, devido às diversas maneiras pelas quais a saúde dos bois, vacas, peixes, suínos e porcos afeta a saúde humana e ambiental.

A falta de cuidado com a saúde desses animais pode ocasionar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, as famosas zoonoses. A produção de animais em fazendas é um ambiente propício para a disseminação de enfermidades que podem se espalhar para as pessoas. Portanto, a saúde animal adequada é fundamental para prevenir surtos de zoonoses.

Outro ponto é o uso excessivo e inadequado de medicamentos em animais de criação que pode levar ao desenvolvimento de resistência a antibióticos, uma séria ameaça à saúde humana. A promoção de práticas personalizadas e individualizadas de acordo com a necessidade de cada animal são cruciais para mitigar esse problema. Atualmente, o mercado conta com soluções tecnológicas como monitoramento, identificação e rastreamento que ajudam o produtor a entender e melhor sobre o animal, além de ajudar na prevenção de possíveis doenças.

A saúde dos animais de produção está diretamente relacionada à segurança dos alimentos que chegam à mesa das pessoas. Animais doentes podem ser portadores de patógenos que podem contaminar a carne, leite e outros produtos de origem animal. Garantir a saúde animal é essencial para a segurança dos alimentos.

O bem-estar animal não poderia ficar de fora. A criação de animais sob condições insalubres e antiéticas pode resultar em sofrimento animal e, potencialmente, em problemas de saúde pública. A Saúde Única também aborda o bem-estar dos animais e sua relação com a saúde humana, por isso, é importante dar a atenção e se aprimorar neste assunto. Existem no mercado iniciativas como o programa Criando Conexões, da MSD Saúde Animal, um exemplo que visa democratizar os conhecimentos sobre bem-estar animal para produtores de forma simples, mostrando como as técnicas utilizadas promovem a criação de conexões entre homem e animal por meio de interações positivas durante todo o processo de manejo.

“Esses são alguns pontos importantes do agronegócio que influenciam na Saúde Única. E, claro, não podemos esquecer do impacto ambiental, tendo consciência do uso responsável de recursos naturais, redução de emissões de carbono, gestão eficaz de resíduos e conservação da biodiversidade”, completa o presidente da MSD Saúde Animal.

 

Pets saudáveis, pessoas saudáveis

Não é só no campo que a Saúde Única está presente. Os nossos cães e gatos também contribuem para manter as pessoas saudáveis, seja em saúde física ou mental.

Muitas doenças podem ser transmitidas entre animais de companhia e seres humanos. A saúde dos animais de estimação é fundamental para evitar a disseminação de zoonoses, que são doenças infecciosas que podem passar de animais para humanos, como a leishmaniose, raiva e a febre maculosa.

Para combater essas enfermidades, por exemplo, a MSD Saúde Animal disponibiliza ao mercado produtos como a coleira Scalibor, que repele os mosquitos responsáveis pela transmissão da leishmaniose; a vacina Nobivac Raiva, que previne o pet da doença, e o Bravecto, único antipulgas e carrapatos com até doze semanas de proteção, que inclusive combate os carrapato-marrom do cão, que também pode transmitir a doença para os pets.

A chegada da tecnologia também tem contribuído com a Saúde Única, isso porque a “petnologia” tem trazido produtos inovadores que auxiliam os tutores a cuidarem dos seus pets, fornecendo dados e informações de forma fácil, simples e intuitiva, além de compartilhar informações com o médico-veterinário para que ele tenha mais dados sobre o diagnóstico e o comportamento do pet. Um exemplo é o Animo, monitor de comportamento e rastreador para cães da Sure PetCare que, aplicado à coleira do seu melhor amigo, fornece informações personalizadas sobre a rotina do bichinho 24 horas por dia, como dados sobre queima calórica, qualidade do sono, aumento de latidos, coceiras e chacoalhamentos, o que ajuda a identificar possíveis distúrbios e doenças com antecedência.

Com isso, a tecnologia, além de facilitar o cuidado com o nosso pet, permite o fornecimento de cuidados individualizados, de acordo com o Bolis. “Cada animal é único, com personalidade, estilo de vida e necessidades específicas de saúde. Ao adotar uma abordagem individualizada, os veterinários podem recomendar aos tutores tratamentos e produtos que levam em consideração essas particularidades, oferecendo resultados mais eficazes e duradouros, e a petnologia chega para contribuir com tudo isso”, explica.

O Dia Mundial da Saúde Única é uma oportunidade para reconhecer a importância da colaboração e conscientizar sobre como as ações em todos os setores estão interconectadas. A MSD Saúde Animal convida a todos, sejam produtores, empresas ou tutores de pets, a se unirem a essa causa e a compreenderem o papel fundamental que a Saúde Única desempenha em nossa sociedade.

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.